sexta-feira, 20 de janeiro de 2012



Retomando as questões éticas agora proponho o tema da ética DOS DEVERES PROFISSIONAIS OU A DEONTOLOGIA de Francisco das Chagas de Souza .


 É um texto que trata de forma geral em olhar para as relações que se estabelecem no convívio de pessoas e  considera apreciar a pertinência de comportamentos individuais ou condutas pessoais advindas de circunstâncias que se manifestam ou aparecem no cotidiano. O autor define o termo deontologia com a conotação que lhe foi dada por Jeremy Bentham, no século XVIII, na sua obra Uma introdução aos princípios da moral e da legislação, ressignifica a idéia de cumprimento de dever ou obrigação. Adquiriu o sentido de representar os deveres que são assumidos pelas pessoas ao exercerem papéis ou atribuições profissionais como decorrência de sua atuação em dada sociedade. Essa idéia vem do ambiente da cidade grega antiga, cujo desenvolvimento está descrito por Fustel de Coulanges em texto clássico de História. Essa ressignificação, que também dá ao termo deontologia a acepção de ciência do dever, leva o mesmo a representar a necessidade das pessoas, no exercício dos papéis profissionais, de assumirem compromissos de como se portar na condição de produtores de ações para atender aos demais membros do grupo, ou a maioria dos membros de dado grupo. 
A obra que engloba o artigo aqui comentado tem como referência OLIVEIRA, Maria Odaisa Espinheiro de; FERREIRA, Glória Isabel Sattamini Ferreira; LUNARDELLI, Rosane Suely Álvares (org.). Ética profissional na prática do bibliotecário.  Brasília, DF: CFB, 2011. 


Para acessar a obra na integra acesse em http://www.cfb.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário